Em Novembro do ano passado visitei a cidade de S. Paulo, no âmbito da iniciativa da Cooperativa Árvore, Portugal de Relance: A Viagem - Um Encontro entre dois Povos. Deve salientar-se que aquela iniciativa aportou condições determinantes que ditaram a aproximação entre Portugal e o Brasil. Neste âmbito, considero particularmente relevante a aproximação entre o domínio cultural, em especial a aproximação entre artistas Portugueses e Brasileiros, factor que fomentará estreitos laços em diversas outras áreas.
A tradução concreta deste entendimento é a exposição que a Administração do Porto de Sines, em parceria com a Câmara Municipal de Sines, promove na Capela da Misericórdia, em paralelo com a recepção de uma missão empresarial do Estado de São Paulo à região de Sines.
A Administração do Porto de Sines sente-se honrada em poder participar neste evento, dando corpo a uma iniciativa que julgamos permitir uma aproximação de duas culturas que, embora espacialmente distanciadas, têm uma raiz comum e também um percurso secular partilhado.
Por último, queremos salientar a elevada qualidade dos artistas presentes nesta iniciativa, a qual confere um particular interesse e dimensão a esta manifestação cultural.