Sobre a artista
Ilka Lemos nasceu em Araçatuba, São Paulo, em 1957. Frequentou a Faculdade de Artes Plásticas de Penápolis, de 1974 a 1975 e fez cursos livres com Antonio Hélio Cabral, Rodrigo Naves, Agnaldo Farias, Sérgio Fingermann, Hugo Houayek, Carla Chaim e Nino Cais. Mudou-se para São Paulo em 1997 e desde então vem trabalhando com a possibilidade de imaginação de um espaço desprendido das amarras sociais e a liberdade de ação do artista.
A raiz de suas investigações encontra-se na mitologia da figura da Lilith como a primeira mulher na história ocidental que não se sujeitou, aquela a dizer o primeiro não. Com a proximidade de narrativas místicas, está sempre em busca de uma metafísica e espiritualidade, questionando as narrativas escritas e à procura da força de liberdade presente desde os tempos originários.
Ilka produz a partir de seus desejos e pesquisa a potência do corpo feminino, presente em diversas místicas, elaborando-o como a raiz de suas investigações. Sua pesquisa não se restringe à uma única linguagem; a produção nunca hesitou em experimentar diferentes suportes, como pintura, bordado, fotografia, escultura e vídeo. Participou de exposições coletivas e individuais tanto no Brasil como no exterior.